Greve dos Caminhoneiros fecham PR 466 (fotos e videos)

Greve dos caminhoneiros registra um ponto de bloqueio na região. Interrupção da rodovia PR 466 ocorre antes do primeiro trevo de acesso à Pitanga

Desde 6h da manhã de hoje (21) caminhoneiros em greve bloqueiam a PR 466, próximo ao trevo de acesso para o município de Pitanga. Somente caminhões são impedidos de seguir viagem. Carros, ônibus, motos e veículos com carga viva ou perecível são liberados. Também, na entrada para IBEMA já acontece paralisação

Os caminhoneiros autônomos dizem estar no limite e afirmam que uma carga tributária menor daria fôlego ao setor, já que o diesel representa 42% do custo da atividade.

Os aumentos do diesel são resultado da nova política de preços da Petrobras, que repassa para os combustíveis a variação da cotação do petróleo no mercado internacional, para cima ou para baixo. Nos últimos meses, o petróleo tem apresentado forte alta.

Desde 3 de julho do ano passado, quando o novo método de reajustes foi adotado, o preço do diesel comercializado nas refinarias subiu 57,78%. A inflação oficial no Brasil acumulada entre julho de 2017 e abril de 2018 (último dado disponível) é de 2,68%.

A reivindicação dos caminhoneiros é apoiada pelos donos de postos de combustíveis, que dizem estar perdendo margens com os aumentos de preços. Segundo o presidente da Fecombustíveis, Paulo Miranda Soares, o setor vai sugerir ao governo a redução dos impostos e também que a Petrobras faça o reajuste em intervalos maiores.

Agricultores e também trabalhadores de outras economias também apoiam a greve, haja vista que o combustível também é um dos gastos para os seus serviços.
Fotos de Watsapp (colaboradores com o grupo NBV)



Comentários